Manter-se concentrado em casa não é tão simples assim, afinal de contas é o lar do estudante, onde ele mais se sente à vontade e está rodeado de fatores que podem distraí-lo: celular, televisão, cama, outros membros da família e até a vontade de procurar um lanchinho na geladeira. Então, qual o segredo para ajudar seu filho a estudar em casa?
Alguns pontos devem ser levados em consideração quando se tem essa missão, como a rotina do estudante, quais disciplinas são mais atraentes, o descanso durante à noite e como essa pessoa prefere se organizar. Abaixo, separamos dicas efetivas que poderão ajudar qualquer um a estudar em casa.
Conheça 10 dicas de como estudar em casa e tente ajudar seu filho a aplicá-las!
1) Escolha um local adequado para estudar
Procure por um cantinho da residência para que ele possa estudar e mantenha a organização no lugar. É importante que o espaço seja arejado e silencioso. Caso ele escolha o quarto, dele tenha uma segunda opção para variar em alguns dias, já que originalmente ali é o seu local de descanso.
2) Mantenha os materiais ao seu alcance
Fale para ele evitar ter que levantar quando for hora de focar nas disciplinas. Além disso, deixe por perto dele qualquer material que ele possa precisar e até itens reservas, para que isso não seja uma preocupação desnecessária.
3) Deixe longe qualquer tipo de distração
Quando não estiver usando o celular para consultar conceitos, tirar dúvidas ou assistir videoaulas, é recomendável deixá-lo fora do seu campo de visão, assim como qualquer outro aparelho eletrônico ou objetos que possam te levar à distração.
4) Estabeleça horários fixos
Programe horários para fazer as atividades e aumentar a sensação de responsabilidade. Além disso, essa é uma maneira de calcular quanto tempo ele precisa para se dedicar à determinada tarefa. Se necessário, ative um despertador para lembrá-lo das horas.
5) Tenha um cronograma de estudos
O planejamento deve ser montado a partir dos horários escolhidos e quais são as matérias prioritárias a serem estudadas. Uma dica é começar pelas disciplinas de maior dificuldade, para que depois você encerre o tempo de estudo com seus conteúdos preferidos, o que é mais agradável.
6) Não deixe de dar uma pausa
É importante (e necessário) reservar um tempo para o descanso. Afinal, ninguém consegue manter a concentração durante horas seguidas. Ter disciplina para conciliar as pausas e aproveite esse momento para “esfriar” a mente é necessário para os pequenos.
7) Peça a colaboração dos outros moradores
Como se estuda em um ambiente com pessoas conversando alto ou com barulho de televisão? Os membros da residência precisam estar conscientes do seu cronograma e respeitá-lo. Para que a situação fique confortável para todos os integrantes, você pode organizar os horários das crianças a partir da agenda dos outros residentes da sua.
8) Utilize diferentes formas de aprendizado
Muitas vezes, as videoaulas são as melhores alternativas para fazer alguns conteúdos fluírem. Mas existem outros recursos que podem ser usados durante os estudos em casa: post it colados pela parede para facilitar a memorização, audiobooks e podcasts educativos, aplicativos para ensino, entre mais opções.
9) Atente-se à sua postura
Se estudar em casa já é uma missão complicada para alguns indivíduos, imagina fazer isso com dor? Tente incentivar os pequenos a usarem técnicas ergonômicas para manter a postura ereta, assim como a cabeça na altura adequada. Lembre-se também de deixar água próxima dele, para que ele se mantenha hidratado.
10) Siga o estilo de estudos que funciona para ele
Talvez nem todas as dicas acima funcionarão e está tudo bem. Pode ser preciso tentar algumas ideias e até insistir outras, mas é após o período de adaptação que ele encontrará o seu estilo de estudos. O importante é que você incentive-o.
Veja também: + 5 dicas de como fazer meu filho estudar + Qual o papel dos pais na educação dos seus filhos?
Estudar em casa é possível para qualquer idade
É comum que desafios apareçam quando se precisa estudar em casa, tanto para as crianças que fazem as lições diárias ou para os mais velhos que já pensam nos vestibulares. Às vezes, pedir uma ajudinha para alguém da família ou para os amigos pode tornar essa missão mais simples, tente isso!